O presente trabalho está vinculado à pesquisa de mestrado desenvolvida na linha Educação e Artes – PPGE/UFSM e ao grupo de estudos Fapem: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical (CNPq), a qual busca investigar as leituras de professores de violoncelo acerca dos métodos para iniciação ao instrumento mais recorrentes na região Sul do Brasil, no trabalho junto a crianças. Este artigo apresenta um recorte da dissertação, propondo uma reflexão sobre o termo “método”, tradicionalmente utilizado no ensino instrumental como referência ao livro didático. A reflexão se faz necessária tendo em vista a multiplicidade de significados que o termo adquire no contexto do ensino de música. Com base em estudos das áreas de educação e de música, e a partir de uma breve análise do primeiro livro para violoncelo, com finalidades didáticas, elaborado por Michel Corrette (1741), são tecidas algumas considerações sobre os diferentes significados do termo. A partir do estudo, verifica-se que o termo “método” é utilizado tanto como caminho para se atingir objetivos, relacionando-se a ações pedagógicas organizadas, quanto como objeto imbuído de materialidade, caracterizando-se como o livro didático destinado ao ensino do instrumento. Verifica-se ainda que, em sua estrutura, os métodos para ensino instrumental apresentam conteúdos em ordem progressiva de dificuldades, propondo o desenvolvimento musical segundo necessidades de um determinado contexto social, cultural e educacional. Palavras-chave: educação musical, método, violoncelo
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.