Iniciação ao Violoncelo

Iniciação ao Violoncelo

3.343 visualizações 394 downloads

Detalhes

  • Categoria: Violoncelo
  • Assuntos: Acordes, Escala Natural, Escalas, Instrumentos, Música Brasileira, Notas, Notas Musicais, Violoncelo
  • Autores: Maria Salete de Carvalho
  • Quantidade de Páginas: 9
  • Data de Inclusão: 19/12/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 2.588 KB

Este artigo refere-se à pesquisa de mestrado, concluída neste ano de 2010, que analisou métodos de iniciação ao violoncelo para crianças entre cinco e dez anos, com vistas a sua suplementação com repertório do folclore brasileiro. Em uma primeira etapa fez-se uma análise crítica de três métodos alemães para iniciação ao instrumento: Der Cello-Bär - Meine Erst Celloschule (O Urso Cello - Meu primeiro método de violoncelo), Früher anfang auf dem Cello (Iniciação ao violoncelo), Cello mit Spass und Hugo (Cello divertido com tio Hugo), respectivamente dos autores Heike Wundling, Egon Sassmannshaus e Gerahrd e Renate Mantel. Tal análise, que teve como fundamento teórico o Modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick (1979) e a Teoria Espiral do Desenvolvimento Musical de Keith Swanwick e June Tillman (1986) e Swanwick (1988), mostrou que os métodos estudados estão centrados na aquisição da técnica instrumental e na performance, apontando não só para a necessidade de neles implementar as atividades de Composição, Apreciação e estudos de Literatura sobre música, bem como de sua suplementação com música brasileira que trate de questões semelhantes às propostas nos referidos métodos, já que os mesmos utilizam canções do folclore alemão. Em uma segunda etapa foi feita uma extensa pesquisa bibliográfica que resultou na seleção de 227 canções da tradição folclórica brasileira, para serem executadas utilizando-se o padrão de digitação característico da primeira posição fechada e estendida, conforme proposto nos métodos alemães. As canções, apresentadas na forma de banco de dados, são um material pedagógico-musical valioso tanto no estudo introdutório do instrumento, como na prática de música de câmara ou ainda, como complementação dos métodos alemães estudados. Palavras-chave: violoncelo; análise de métodos; música brasileira; canções folclóricas.

Comente Aqui

Subir ao topo