Dando continuidade ao artigo da edição 156, conforme prometi, aqui está a segunda parte dessa pequena análise contendo os principais efeitos que podem ser usados no contrabaixo, descritos de forma ...
Art. 1°. O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, é um equipamento cultural pertencente à Secretaria de Estado da Cultura, nos termos do Decreto Estadual n.° 50.941/06, sendo gerid...
“Filho de peixe, peixinho é”, diz o antigo ditado popular. Se não fosse o fator paixão clubística, esta máxima se adequaria perfeitamente ao baixista Thiago Espírito Santo, cria de Arismar do Espír...
• Nunca se esqueça de que o objetivo central é aprender o conteúdo, e não apenas terminar o curso. Qualquer um termina, só os determinados aprendem!
O fascínio de um humilde técnico em eletrônica pela amplificação do sinal no início dos anos 50 mudou o rumo da história da música em nosso mundo. Na primeira metade do distante ano de 1948, após m...
Em consonância com a legislação em vigor e com a atual realidade do mercado de trabalho, que é sobretudo dinâmica, a presente proposta visa reestruturar os cursos oferecidos, implantando a nova pol...
Apostila apresentada em cumprimento com a avaliação da disciplina Estagio da Licenciatura II do curso de música da Universidade Federal de Uberlândia, ministrada pela prof. Sônia Tereza da Silva Ri...
A interpretación musical, meta dos ensinos instrumentales, será o resultado sonoro final dunha unión indisoluble entre a mensaxe do creador, contido na obra e o persoal xeito de transmitilo do inté...
No artigo anterior, mostramos a “pré-história” da guitarra desde o século XV até o início do século XX. Vimos que tal evolução foi motivada por vários fatores, mas um dos principais foi a busca por...
Este estudo de Contrabaixo é um convite aos iniciantes, não possui coisas profundas, mas te fará um iniciante perito para coisas maiores.