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Este trabalho focaliza a presença do saxofone no choro, a partir da análise da influência deste instrumento musical nos grupos de choro a partir da segunda década do século XX. Depois do sucesso obtido pelo grupo Oito Batutas durante uma temporada em Paris, em 1922, Pixinguinha reorganizou a formação instrumental, influenciado pelos ritmos e instrumentos com os quais teve contato na capital francesa, entre os quais o jazz e o saxofone. A partir desse fato, procura-se estabelecer uma relação entre o emprego de solos de saxofone no choro e as mudanças na prática musical deste ritmo. O objetivo deste estudo é levantar informações sobre os grupos de choro e instrumentistas, entre eles Pixinguinha e o grupo Oito Batutas, que desempenharam um importante papel no que diz respeito a introdução do saxofone no choro. Abordaremos também as Jazz Bands que tiveram uma influência destacada nos arranjos e no repertório dos grupos de choro, entre eles os Oito Batutas. Antes, porém faremos uma revisão histórica do gênero abordando desde os primeiros grupos, formações e instrumentos utilizados, como o oficleide que foi especialmente analisado neste trabalho, até as modificações na formação e nos arranjos dos grupos que resultaram na fixação do choro como gênero musical.
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