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Num contexto de forte diversidade de religiões e igrejas, convergentes, divergentes e interfecundantes, republicar uma coletânea com o título Uma Religião Chamada Brasil pode representar uma artimanha mercadológica e/ou uma expressão que revele um esforço teórico de contextualização de nossas manifestações religiosas e eclesiais. Assim como há uma diversidade de igrejas e religiões em nosso país, da mesma forma Brasil precisa ser conjugado no plural. Há muitos brasis no Brasil. Como temos a marca da diversidade, uma coletânea não pode ser unívoca. Em Uma Religião Chamada Brasil há uma variedade de temas e de enfoques teóricos, que se deslocam sinuosamente e, ao mesmo tempo, se entrecruzam. Há textos teológicos, sociológicos, antropológicos e históricos que acenam para a singularidade de um enfoque, mas há textos imbuídos de interdisciplinaridade. Ao colocarmos a primeira parte da coletânea sob o título de Aná- lises de Fenômenos Religiosos na Interface com os Protestantismos, não faríamos injustiças com a maioria dos textos compreendidos numa perspectiva sociológica e histórica do protestantismo. Como, porém, o Nú- cleo de Estudos e Pesquisa do Protestantismo – NEPP, acolheu o debate sobre outros temas de seus integrantes, a terceira parte compreende textos que se referenciam nas Interfaces Teóricas na Perspectiva entre Religião e Contemporaneidade.
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