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Aldo Parisot, importante violoncelista brasileiro com residência nos Estados Unidos, em 1961 encomenda um concerto para seu instrumento a Camargo Guarnieri. Havia algum tempo o compositor manifestava a vontade de escrever uma grande peça para violoncelo e viu na encomenda a oportunidade de concretizar sua idéia. Guarnieri pôsse a trabalhar e, ao final de pouco mais de um mês, tinha quase pronto o que ele intitulou Choro para Violoncelo e Orquestra. A escolha do nome choro – ao invés do tradicional termo concerto – para esta e algumas outras obras com instrumento solista e orquestra, vinha sendo utilizada pelo compositor desde 1951. Guarnieri vivia então o período mais combativo de sua vida pois, apenas um ano antes, havia publicado a famosa Carta Aberta aos Críticos e Músicos do Brasil, na qual pretendia defender a produção musical brasileira de pretensas ingerências técnicoestilísticas estrangeiras. Essa preocupação traduziuse no recrudescimento de suas posições nacionalistas e levaramno, entre outras coisas, a justificar a opção por termos que expressassem mais diretamente “a linguagem musical nacional, própria do autor e com raízes na terra”.
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